Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

B(V)logue de Alterne

Gosto de, sob o Facho, usar a Foice mas, tenho, no Martelo, o meu maior prazer.

B(V)logue de Alterne

Gosto de, sob o Facho, usar a Foice mas, tenho, no Martelo, o meu maior prazer.

07.07.20

Livro de cabeceira


Vorph "ги́ря" Valknut

racimso.jpg

"Monumental no seu alcance global e histórico, a primeira história exaustiva do racismo, das Cruzadas ao século XX. Demonstrando que não existe uma tradição contínua de racismo no Ocidente, Francisco Bethencourt revela que o racismo precedeu quaisquer teorias de raça e que deve ser visto sob o prisma e no contexto das hierarquias sociais e das condições locais. Defende que, nas suas diferentes facetas, todo o racismo foi desencadeado por projetos políticos que monopolizavam recursos económicos e sociais específicos.

Uma grandiosa obra interdisciplinar que se distancia das ideias lineares ou adquiridas sobre o racismo e reformula o nosso entendimento das relações interétnicas".

Francisco Bethencourt é titular da cátedra Charles Boxer de História no King's College de Londres. É autor de História das Inquisições – Portugal, Espanha e Itália (Círculo de Leitores, 1994) e coordenador de História da Expansão Portuguesa (com Kirti Chaudhuri, 5 volumes, Círculo de Leitores, 1998-1999), Correspondence and Cultural Exchange in Europe (2007) e Racism and Ethnic Relations in the Portuguese-Speaking World (2007). Foi diretor do Centro Cultural Gulbenkian.