Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

B(V)logue de Alterne

Gosto de, sob o Facho, usar a Foice mas, tenho, no Martelo, o meu maior prazer.

B(V)logue de Alterne

Gosto de, sob o Facho, usar a Foice mas, tenho, no Martelo, o meu maior prazer.

22.06.20

A Depressão não depende da vontade ou de uma força interior.


Vorph "ги́ря" Valknut

depressão_719342902.jpg

A Depressão é uma doença. E como qualquer doença tem causas multifactoriais. Desde o desequilíbrio bioquímico entre certos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina, dopamina), uma fraca afinidade celular entre aqueles e os seus receptores neuronais, até experiências traumáticas, estas últimas causadoras de Depressões ditas reactivas. Depois existem ainda outras, como o Transtorno Bipolar (euforia intercalada com desespero). 

A Depressão prolongada provoca, com a passagem do tempo, alterações cerebrais, sendo a perda de memória um dos primeiros sinais (alterações no Hipocampo). A Depressão crónica aumenta, ainda, o risco de doenças neurológicas degenerativas como o Alzheimer.

A Depressão é uma doença "macaca", porque enquanto as outras não nos impedem de sentir momentos de prazer, de alegria (a tal recalibração mental de prioridades, provocada pelos ensinamentos da doença grave), a Depressão caracteriza-se por Anedonia.

Não há analgésicos para o sofrimento mental como os há para a dor física. Não há medicação eficaz (os antidepressivos também eles provocam alterações neuronais).

Enfim, a Depressão é o Diabo feito doença.

Quanto à famigerada culpa da Depressão, do doente, ela será idêntica à do doente oncológico, ou do engripado. Ou seja, nenhuma. A Depressão não depende da vontade ou de uma força interior. Aliás, a pior coisa que se pode dizer, a um doente com depressão, é acusá-lo, fazê-lo acreditar, que a sua doença resulta de carência de vontade, de fraqueza de ânimo. Sofrerá assim duplamente, pela doença e pelo convencimento da sua culpa. Tive Depressão. O meu pai e o meu avô também.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.