Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

B(V)logue de Alterne

Gosto de, sob o Facho, usar a Foice mas, tenho, no Martelo, o meu maior prazer.

B(V)logue de Alterne

Gosto de, sob o Facho, usar a Foice mas, tenho, no Martelo, o meu maior prazer.

22.11.18

...


Vorph "ги́ря" Valknut

É comum, nestes dias, em que se discutem os Direitos dos Animais, ouvirmos não se poderem comparar, estes, com os Direitos do Homem.

 

Sem querer fazer nenhum juízo, apenas constato que volvidos mais de 100 anos, após a Teoria Evolutiva de Darwin, e outros tantos de criticas à absurdidade do Criacionismo, continuamos a não saber bem o que é o Homem (falta de coragem?). Para os esquecidos, a sua classificação taxonómica é a seguinte:

 

Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Sub-reino: EumetazoaFilo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Eutheria
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Superfamília: Hominoidea
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae
Tribo: Hominini
Subtribo: Hominina
Género: Homo
Espécie: H. sapiens
Subespécie: H. s. sapien

 

Somos Animais, tendo, nós, com os "Chimpanzés", um ancestral comum. Separámo-nos, destes, há aproximadamente 5 milhões de anos! (o Planeta Terra surgiu há cerca de 4 biliões). Já era tempo de deixarmos de nos julgar mais que animais  -Somos Primatas!

 

Outra sentença, que tenho também ouvido, é a de ser o Homem superior aos "outros animais". Pergunto, em que critérios nos baseamos para essa classificação? Os nossos? Recordo-me de alguém ter dito, que se os Cavalos tivessem deuses eles seriam cavalos. Assim é também o Homem, tendo por deuses, ele mesmo.

 

PS: Para mim não há forma de vida "superior" à das Bactérias ...existentes em todos os ecossistemas, surgidas há muito mais tempo do que o Homem, e presentes num número muitíssimo superior ao dele. Os principais critérios, em Biologia/Genética, usados, putativamente, para considerar uma forma de vida superior a outra reduzem-se a estes:  a) capacidade de gerar descendência num número que assegure a continuidade da espécie; b)  capacidade adaptativa às mudanças ambientais do habitat - Bingo - Bactérias.

 

 

2 comentários

Comentar post