Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue de Alterne

Blogue de Alterne

...

Setembro 29, 2019

Vorph Valknut

 

"Devagarinho" , mas de forma continuada, as questões ambientais entraram no discurso político e na consciência das pessoas, sobretudo nas mais novas, cada vez mais preocupadas. Por vezes as formas de protesto, escolhidas por estes, não são as mais adequadas mas, bolas, falamos em jovens e é normal um certo exotismo nas suas manifestações. Contudo fazem mais do que o silêncio parado, resignado, dos mais velhos.

 

Sobre a acção humana, há que confiar na opinião da esmagadora maioria dos melhores especialistas em Ambiente, à semelhança do que fazemos quando vamos ao médico. Ouvimos, perguntamos quando temos alguma dúvida, mas não questionamos o diagnóstico e tratamento por ele prescrito, com base em "achismos" pseudocientificos.

Irónico , como muitos daqueles que criticam os movimentos anti-vacinas, em nome da verdade científica, são frequentemente os mesmos que, perante o mesmo conhecimento científico aplicado às questões ambientais, o desvalorizam. A humanidade enfrenta uma urgência. E perante esta urgência, quando alguém faz algo surge sempre algum , de algum buraco, criticando, dizendo que tal medida "não serve para nada" , "é simbólica, para inglês ver" , ou então "estes gajos são uns extremistas. Uns alarmistas". Diria que extrema é a situação actual que ameaça todo o planeta e a sobrevivência de milhões de pessoas.

 

Penso que nisto, "do ambiente" , não há já argumentos racionais, científicos, que façam mudar os negacionistas. Estes baseiam-se em irracionalismos demênciais, como os adeptos dos movimentos anti-vacinas, ou os Testemunhas de Jeová.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D