Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue de Alterne

Blogue de Alterne

...

Fevereiro 06, 2019

Vorph Valknut

 

Segundo a Cibernética e a Física, à medida que os sistemas, vivos, ou não, se complexificam, são obrigados a aperfeiçoar/criar contra-medidas a uma crescente probabilidade de desestruturação pela acumulação, potencial, de erros de funcionamento. Esta estabilidade é assegurada por subsistemas especializados na geração (ex: sentidos), comunicação (ex: feixes nervosos) e colecção/interpretação da informação (memória/cérebro). Este aumento de fluxo informacional é o preço, sempre a pagar, pela complexificação dos organismos/sistemas, porque para uma crescente complexidade, aumentará, proporcionalmente, a entropia/possibilidade de erro/descoordenação entre as partes constituintes desse mesmo sistema. Contudo segundo, também, a cibernética quanto mais informação o sistema tiver disponível, maior as probabilidades de erro/má interpretação dessa mesma informação (o chamado ruído comunicacional).

 

Esquematicamente:

 

Complexidade do Sistema »»»»Maior probabilidade de desordem interna pela descoordenação das suas partes constitutivas»»»»»Necessidade de coordenação e uso correcto/transmissão da informação»»»»aumento da informação/dados transmitidos»»»»maior a probabilidade de erro»»»»necessidade de mais subsistemas correctores dos erros»»»Maior complexidade (fecho do ciclo)

 

....toda esta conversa fiada, porque constato, que neste mundo digital, onde por dia são produzidos/lançadas na rede "gigas" de nova informação, torna-se cada vez mais complexo distinguir a verdade da informação, do erro informacional. Nunca como hoje houve tanta informação, e nunca como hoje sentimos saber tão pouco. Não será esta incapacidade de tratar/interpretar a informação, uma real ameaça à estabilidade do sistema em que vivemos e que vive em nós?

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 07.02.2019

    Como viste até arranjei um estudo cientifico que diz que a água faz mal:))
  • Imagem de perfil

    Sarin 07.02.2019

    Água tens tu em demasia na testa, depois dos nomes que já usaste esta semana o padre tem a pia baptismal vazia e por isso andas anónimo


    Há estudos até para germinar plantas no Dark Side of the Moon; mas há uma coisa que se chama método científico que, graças a uma ferramenta chamada revisão, invalida muitos dos estudos publicados na net como tu bem sabes
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 07.02.2019

    Olha que não!

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Sokal

    https://www.amazon.com/Fashionable-Nonsense-Postmodern-Intellectuals-Science/dp/0312204078
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D